Aguarde, carregando...

Colunas

Rita de Cássia - “Meu vaqueiro, meu peão”

O quadro “Cantinho do Compositor”, destaca em sua atualização deste mês, um dos grandes sucessos do forró estilizado, um verdadeiro divisor de águas da nossa musicalidade nordestina, a canção “Meu vaqueiro, meu peão”, composta pela “Poetisa do forró”, a talentosa Rita de Cássia e gravada pela “Mãe de todas as bandas de forró”, o Forró Mastruz com Leite

Redação DF 31/08/2012 13h51

Rita de Cássia - “Meu vaqueiro, meu peão”

O quadro “Cantinho do Compositor”, destaca em sua atualização deste mês, um dos grandes sucessos do forró estilizado, um verdadeiro divisor de águas da nossa musicalidade nordestina, a canção “Meu vaqueiro, meu peão”, composta pela “Poetisa do forró”, a talentosa Rita de Cássia e gravada pela “Mãe de todas as bandas de forró”, o Forró Mastruz com Leite.

O Diário do Forró, conversou com a premiada autora e colheu todos detalhes possíveis referentes a canção, desde a sua concepção, passando pela gravação e explosão nacional.

Acompanhem agora, o depoimento emocionante deste importante ícone do nosso forró:

“No início de 93 tive pneumonia e fiquei internada, estava no hospital e a idéia na cabeça de compor alguma coisa pros vaqueiros devido as vaquejadas... quando voltei pra casa, peguei meu violão e comecei a compor... começava, fazia umas frases e parava ficava cansada devido a pneumonia, porque o tratamento continuava em casa... terminei a música e pensei e agora? Então liguei para Emanuel Gurgel pra saber se ele ia gravar Mastruz e aí ele disse que já tinha repertório fechado e que só faltavam as minhas canções, daí eu falei, olhe Emanuel compus uma música aqui, mas não sei se você vai gostar, então ele me disse cante pelo telefone, comecei a cantar, errei, voltei de novo na verdade eu estava nervosa e devido a pneumonia eu cansava muito, mas consegui cantá-la inteira, então ele disse você tem mais músicas aí? falei tenho sim, ele disse você pode vir em Fortaleza trazer pra gente ouvir? falei não posso, porque estou em tratamento, daí Emanuel falou que iria mandar alguém na minha casa em Alto Santo-CE, e mandou Ferreira Filho, esse grande produtor que foi lá em casa levou umas caixas de som, montou um mini estúdio e eu mostrei algumas músicas”. Declarou Rita de Cássia.

“A idéia de compor “Meu vaqueiro, meu peão”, é que as vaquejadas estavam em alta e o forró era muito forte nas vaquejadas e pensei, porque não juntar as duas coisas? falar nos vaqueiros dentro do forró juntando o romantismo, a poesia e uma declaração de amor pros vaqueiros? Quando Mastruz gravou e a música começou a tocar, foi muito emocionante pra mim... quando vi o Mastruz na Hebe Camargo, ela fazendo a coreografia e meu nome embaixo do título da música, eu fiquei muito feliz, eu não acreditava, lembro que mamãe vibrava tanto, foi felicidade geral lá em casa e lembro que Emanuel ligou uma vez pra dizer que em Natal tinham mais de 10 mil pessoas cantando “Meu vaqueiro, meu peão”. Depois ela foi eleita a música do São João de Campina Grande, enfim, se tornou um hino, o Mastruz foi um grande sucesso por onde passava o povo todo cantando e o forró conquistando o Brasil cada vez mais, “Meu vaqueiro, meu peão” me trouxe muitas alegrias, pude realizar alguns sonhos da minha mãe.” Finalizou (emocionada) a autora.

Considerado um hino da nossa musicalidade nordestina, “Meu vaqueiro, meu peão”, foi gravada originalmente pelo Forró Mastruz com Leite através da cantora Kátia Cilene no segundo CD da banda, a faixa ultrapassou todas as barreiras levando o grupo a se apresentar em diversos programas de televisão e famosas casas de shows de todo o país.

Relembre “Meu vaqueiro, meu peão”: