Aguarde, carregando...

Colunas

Jair Rodrigues X Kátia di Tróia: “Disparada”

O quadro “Primeira e Segunda Versão” está de volta em edição especial para prestar uma singela homenagem ao cantor Jair Rodrigues, que faleceu na última quinta-feira, (08), aos 75 anos de idade, após sofrer um infarto

Redação DF 13/05/2014 07h45

Jair Rodrigues X Kátia di Tróia: “Disparada”

O quadro “Primeira e Segunda Versão” está de volta em edição especial para prestar uma singela homenagem ao cantor Jair Rodrigues, que faleceu na última quinta-feira, (08), aos 75 anos de idade, após sofrer um infarto.

O quadro presta uma homenagem ao ícone da MPB, destacando um sucesso que foi defendida pelo cantor no ano de 1966, no Festival de Música Popular Brasileira, exibido pela TV Record.

A canção "Disparada", composta por: Geraldo Vandré e Theo de Barros, conquistou no Brasil, sagrando-se vencedora do Festival, dividindo o primeiro lugar com "A Banda" de Chico Buarque de Holanda, causando muita discussão na época.

Acompanhem conosco a versão original da disputa do Festival, Jair Rodrigues, interpretando ao vivo do sucesso "Disparada":

Já no forró, o sucesso "Disparada", foi regravada pela cantora Kátia di Tróia, a faixa faz parte do CD Acústico lançado pela artista no ano de 2001.  Só mesmo alguém de intensa sensibilidade para captar esta canção e trazê-la para o nosso movimento forrozeiro, assim aconteceu com "Disparada", graças a genial idéia da cantora Kátia di Tróia e do seu esposo, o produtor musical Ronaldo di Castro Ambrósio.

A canção marca um dos momentos mais sombrios da nossa história, o Regime Militar, que se instaurou no Brasil em 1964, causando inconformismo principalmente dos jovens com um pouco de cultura e sensibilidade, que não se conformavam com as injustiças sociais imperantes em nosso país naquela época.

A regravação por parte da cantora, trouxe leveza para canção, transformando-a em um grande forrozão, onde tivemos a oportunidade de contemplá-la através da nossa estimada sanfona. "Disparada", faz parte do CD Acústico, lançado no ano de 2001, considerado um dos melhores álbuns da cantora Kátia di Tróia (atual Kátia di Jesus) nome adotado pela artista após se converter ao evangelho e deixar a música secular. Relembre com o Diário do Forró, a segunda versão do sucesso "Disparada", interpretado por Kátia di Tróia: