Aguarde, carregando...

Colunas

Jorge Silva do Recife X Limão com Mel – “Anjo Querubim”

Em sua nova atualização o quadro “Primeira e segunda versão” destaca um dos grandes sucessos do Forró Limão com Mel, que marcou o início da trajetória musical da banda pernambucana, a canção “Anjo Querubim”

Alcides Santos 07/02/2019 13h05

Jorge Silva do Recife X Limão com Mel – “Anjo Querubim”

Sempre trazendo curiosidades sobre as mais diversas canções que integram o nosso movimento forrozeiro, o quadro “Primeira e segunda versão”, está de volta e destaca nesta nova atualização, um dos grandes sucessos do Forró Limão com Mel, uma música que marcou o início da trajetória musical da "Doce batida do forró" e ainda hoje se faz presente em seu repertório, estamos falando da canção, “Anjo Querubim”.

Composta pelo cantor e compositor, Petrúcio Amorim, “Anjo Querubim” se tornou um dos principais destaques da galeria de grandes sucessos da banda pernambucana ao longo dos seus 25 anos de existência.

Interpretada pela cantora Ângela Espíndola, “Anjo Querubim” fez parte do primeiro LP experimental, lançado pelo grupo no ano de 1993, ano do seu surgimento no mercado forrozeiro, o trabalho foi muito bem aceito com diversas canções projetadas, no ano seguinte a Limão com Mel, lançou o seu primeiro CD com as faixas que faziam parte do LP, (incluindo “Anjo Querubim”) e a inserção novas músicas.

Para muitos forrozeiros, a faixa destacada em nosso quadro, gravada pelo Forró Limão com Mel, é tida como a primeira versão, porém muitos desconhecem, mas a canção recebeu uma gravação anterior, que é considerada como a sua primeira e que também foi divulgada no mesmo ano de lançamento do primeiro LP da LCM, 1993.

O responsável por interpretar a canção, é o cantor e compositor pernambucano, Jorge Silva do Recife, que naquele mesmo período estava divulgando o seu novo LP, intitulado "Pra todo mundo".

Curiosamente, a música gravada pelo cantor Jorge Silva, recebeu um outro título, "Deusa de Cetim", além de parte da letra ser bem diferente da que nos habituamos a ouvir com o Forró Limão com Mel.

Ao invés de: "Fiz você pra mim, meu brinquedo, meu anjo querubim, meu segredo guardado só pra mim, meu amor mais louco", a faixa lançada pelo cantor forrozeiro trazia os seguintes versos: "Fiz você pra mim, uma deusa banhada de cetim, comprei casa com muro e jardim, tudo num sufoco".

Outro fato curioso que chama a atenção, é que a adaptação feita pelo autor para a voz feminina, difundida pelo Forró Limão com Mel, ganhou uma nova estrofe, que não continha na gravada por Jorge Silva, "Comprei sururu, camarão, fiz batida de caju, dancei rumba e até maracatu, pra te fazer feliz, fui até Natal, Salvador, Paraíba, Bacabal, em Belém você quase passou mal, e eu te fiz feliz."

Com a LCM a canção alcançou uma projeção maior, se tornando um grande sucesso na história da banda, assim como a do autor.

Volte no tempo e escute agora, a primeira e a segunda versão deste grande clássico do nosso forró:

Vale salientar que, além das duas iniciais versões retratadas em nosso quadro, “Anjo Querubim”, também recebeu inúmeras regravações, como a do seu autor, Petrúcio Amorim, assim como outros artistas, dentre eles: Jorge de Altinho, Fabiana, Almir Rouche, Chico Pessoa, Adelmario Coelho, Waldonys e Saia Rodada.