X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

PUBLICIDADE

Diário do Forró

Notícias

Nos 100 de nascimento de Jackson do Pandeiro, Diário do Forró relembra CD histórico do Mastruz com Leite

.

Nos 100 de nascimento de Jackson do Pandeiro, Diário do Forró relembra CD histórico do Mastruz com Leite

Há exatos 100 anos nascia um dos principais ícones da cultura nordestina, o grande Jackson do Pandeiro.

José Gomes Filho, nasceu no dia 31 de agosto de 1919 na cidade de Alagoa Grande, interior da Paraíba. Sua mãe, Flora Mourão, era cantora de pastoril e foi com ela, que ele deu os primeiros passos na carreira artística, aprendendo a cantar coco e se tornando zabumbeiro.

O nome artístico teve origem nos filmes de faroeste americanos, surgiu de um apelido que ele mesmo se dava, "Jack", que foi inspirado em um mocinho chamado Jack Perry, a transformação para Jackson aconteceu durante uma participação na rádio Jornal do Comércio em Recife, foi uma sugestão do diretor do programa da emissora, que acreditava que ficaria mais sonoro, Jackson do Pandeiro e causaria mais efeito ao ser anunciado.

Cantor, instrumentista e compositor, Jackson é considerado um dos maiores ritmistas da história da MPB. Em 54 anos de carreira, foi responsável, ao lado de Luiz Gonzaga, pela popularização nacional de canções nordestinas.

Somente em 1953, com trinta e cinco anos, Jackson gravou o seu primeiro grande sucesso: "Sebastiana", de Rosil Cavalcanti. Logo depois, emplacou outro grande hit: "Forró em Limoeiro", composto por Edgar Ferreira.

Sua extensa discografia, composta por 137 discos, foi gravada por grandes selos nacionais, como Copacabana (1953-1958), Columbia (1958-1960), Philips (1960-1965), Continental, Cantagalo, CBS, Chantecler, Polygram.

Expoentes da Música Popular Brasileira, como Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, gravaram alguns dos seus sucessos.

Jackson, também ficou conhecido como o "Rei do Ritmo" devido a sua capacidade de improvisação e por passear pelos mais diversos estilos musicais, sendo responsável por interpretar maneira singular as canções.

Jackson do Pandeiro morreu no dia 10 de julho de 1982, em Brasília, aos 62 anos, (durante uma turnê pelo país), em decorrência de complicações de embolia pulmonar e cerebral.

Nos 100 de nascimento de Jackson do Pandeiro, Diário do Forró relembra CD histórico do Mastruz com Leite

No centenário de nascimento deste grande artista, o Diário do Forró presta uma singela homenagem através do quadro "Disco de Ouro", onde destacamos o álbum, "Mastruz com Leite no Forró do Jackson do Pandeiro".

Lançado no ano de 1996, o primoroso trabalho da banda cearense, tinha no seu comando, o famoso "Quarteto Fantástico do Forró", os cantores: Kátia Cilene, França, Bete Nascimento e Aduílio Mendes.

Todos os detalhes sobre o disco destacado em nosso quadro, você acompanha clicando no link abaixo.

CLIQUE AQUI E LEIA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA.

Deixe seu Comentário

notícias relacionadas